Modelos de cor
Hey!
Hoje vamos falar acerca dos 4 modelos de cor abordados nas nossas aulas.
- Modelo RGB
- É um modelo aditivo que descreve as cores com uma combinação de 3 cores primárias: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue);
- Cada cor pode ser representada por valores decimais (de 0 a 1), inteiro (0 a 255), percentagem (de 0% a 100%) e hexadecimal (de 00 a FF);
- Como o modelo é aditivo a cor branca corresponde à representação simultânea das três cores primárias (1,1,1); a cor preta corresponde à ausência das três cores primárias (0,0,0) e a escala de cinzentos é criada quando se adicionam quantidades iguais de cada cor primária, permanecendo na linha que junta os vértices preto e branco;
- Resolução de imagem é o número de píxeis por polegada podendo ser definida de forma imprópria pelo número de píxeis por linha e por coluna. Esta determina o nível de detalhe e os requisitos de armazenamento da mesma;
- Profundidade: indica o número de bits usados para representar a cor de um píxel numa imagem;
- Uma cor complementar de uma determinada cor primária é a cor que se encontra quando é efetuada uma rotação de 180 graus num anel de cor. Neste modelo, estas cores complementares são também chamadas cores secundárias ou cores primárias de impressão;
- Permite exibir imagens de cor em monitores.
Modelo RGB |
- Modelo CMYK
- É um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (blacK);
- É um modelo subtrativo que descreve cores como uma combinação de 3 cores primárias de impressão: ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow);
- A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores;
- É utilizado na impressão.
Modelo CMYK |
- Modelo HSV
- É definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor;
- A tonalidade ou matiz (hue): é a cor pura com saturação e luminosidade máxima (ex.: amarelo, laranja, verde, etc.). Esta exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus;
- A saturação (saturation): indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, ou seja, se se trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura). Exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%;
- A tonalidade e a saturação são elementos de crominância, pois fornecem informação relativa à cor;
- A perceção da luminosidade (luz refletida) e do brilho (luz emitida) são elementos de luminância;
- É utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico.
Modelo HSV |
- Modelo YUV
- Guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V = red - Y);
- É possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessário noutro modelo;
- É utilizado na transmissão de sinais de televisão.
Modelo YUV |
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