Texto

Hey!

Hoje vamos abordar o texto como meio de apresentação de informação baseada em computador.
Com a necessidade de "os computadores comunicarem" surgiram os padrões de codificação, na década de 60. Estes consistem em tabelas com grupos de bits que representam determinados caracteres.

Dois exemplos disso são o código ASCII e o código Unicode.

O código Unicode define todos os caracteres da maior parte das línguas do mundo.  Permite representar conjuntos até 4 bytes( 32 bits) para codificar os caracteres utilizados pelos idiomas modernos e as formas clássicas de alguns idiomas. A Unicode é mais extensa que a tabela de código ASCII, uma vez que codificam caracteres acentuados, matemáticos etc.

A tabela do código ASCII surgiu devido à necessidade de criar um padrão que pudesse ser utilizado por todos os computadores, facilitando a sua comunicação e troca de dados. Esta tabela utiliza conjuntos de 7 bits para representar 128 caracteres (2caracteres) muitos deles adequados à língua inglesa, por ter sido desenvolvida nos Estados Unidos.

Para se obter um caracter ASCII num processador de texto, a partir do teclado, pressiona-se  a tecla ALT e, simultaneamente, no teclado numérico, digita-se o código da tabela ASCII correspondente ao caracter pretendido.




Estas imagens foram obtidas a partir da seguinte página: http://www.network-science.de/ascii/





                                


     
 Para converter esta imagem em ASCII podem recorrer ao seguinte site: http://www.glassgiant.com/ascii/

Até já!
         

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ficha de trabalho 1 realizada no Scratch

Conversão de números binários para números decimais e vice-versa